quinta-feira, 7 de julho de 2011

EA e seu carro chefe

Oba, bão galera?!

Então, hoje, passeando por aí, ví o novo teaser do NFS The Run:



Poxa, nele aparacem carros que são sonhos de consumos por aí, e agora, a ação não fica só no volante, pode variar para o personagem a pé.

Não sei mais o que pensar da EA. Ela fazia uns NFS's tão bons, que o jogador passava HORAS e HORAS alí atrás do controle tentando ganhar a corrida com a polícia no encalço sem ter muitas alternativas parar escapar, o jogador precisava ter a malandragem ou a habilidade de desviar de barreiras policias ou os famosos Spike Trips que te ferravam com a vida.

E se não bastasse, o condutor devia pegar atalhos muito bem escondidos, fugir dos policiais aéreos e etc...

Ok, vamos do começo.

NFS começou como um game SENSACIONALMENTE bom de corrida, tinha Ferraris, Lamborghinis, Porsches, toda a prole européia e americana para correr nas estradas de diversos países do mundo. A visão era do Cockpit do carro, muito bem feito.

Depois, surge o segundo game, a essência é a mesma do primeiro, mas com cenários diferentes e novos carros.

Logo após, veio o título que deixou a série um pouco mais conhecida, o famoso NFS 3 ou NFS Hot Pursuit, seguindo a mesma linha de carros dos seus irmãos mais velhos mas com detalhes que fizeram a diferença para seu reconhecimento, como, a visão externa do carro, ambientes muito mais detalhados, e o mais importante, a polícia te perseguiria!

Anos depois, foi lançado o NFS High Stakes, seria o seu antecessor melhorado, é um dos jogos mais bem feitos de PS1 na minha opinião. O principal deste game foi o modo carreira, agora o player precisaria correr, ganhar dinheiro, comprar novos carros e assim iria até o fim.

Logo após, a EA criou um game totalmente online, e com carros americanos, hoje não existe mais nenhum server, o nome dele é NFS Motor City Online.

Agora vem o "título perdido" da série. Em 1999, foi criado o NFS V-2 Rally, como o nome já diz, só se tratava de rally, sem mais nem menos, foi um fracasso, a EA não conta como título da série.

Depois do sucesso dos seus games anteriores, a EA quis prestar uma homenagem a marca alemã, Porsche, criando assim, seu quinto título, Porsche Unleashed que contava com todos os Porsches já criados. O game tinha a mesma linha dos anteriores, mas sem modo de perseguição, eram somente os Porsches e as pistas.

Agora sim, começaria o sucesso, com o lançamento do PS2, a EA criou o NFS Hot Pursuit 2. As Ferraris VOLTARIAM para série! *0*. Com o visual lindo e a polícia mais difícil do que nunca, o game se tornara um desafio e tanto, era emocionante escapar dos barris que o helicóptero policial jogava para tentar destruir seu carro.

A EA ganhou os gamers com este game. NFS Underground! Com a onda criada por Velozes e Furiosos, a EA aproveitou a grande repercussão do filme e lançou um game que os carros pudessem ser modificados do jeito que o jogador quisesse, tivesse corridas diferenciadas e agora seria oficial a aplicação de Nitro nos carros. Até então o nitro teria aparecido no NFSHP 2, mas só nos policiais.

Logo após, a empresa criou o NFS Underground 2, melhorou e MUITO o Underground, agora foi adicionado a opção Free-Roam, a customização melhorou. ( Este game trazia o novo MUSTANG GT, que nem tinha sido lançado. Com o jogo, Mustang foi um sucesso de vendas)

Agora vem o meu preferido, pra mim, o melhor jogo dos NFS. NFS Most Wanted. Eles conseguiram o épico. Colocaram uma história, a customização dos carros e a polícia mais difícil do que nunca. Apesar de não ter as mesmas competições que o NFSU2 tinha, acho que principalmente a versão de PC ficou muito bom com a jogabilidade.

A EA quis continuar com o sucesso do tuning e lançou NFS Carbon. Pra mim, o pior da série. A customização foi ampliada, agora você poderia "FABRICAR" as peças do seu carro do jeito que você quisesse, mais largo aqui, mais fechado alí e etc. Mas a jogabilidade é péssima, a polícia é a mesma coisa que nada, o que vale a pena são os desafios no penhasco.

Depois da onda de Tuning, a EA resolveu voltar à sua origem, colocou as pistas novamente no game, mais a customização permitida nos títulos anteriores. Mas como se perdeu o Free-Roam, os gamers não gostaram do game, há uns que arriscam dizer que a EA arriscou demais em fazê-lo, que foi perda de tempo, eu particularmente curti horrores, as pistas, os carros, a customização não é apenas estética, agora teria o fator aerodinâmica para tornar o jogo mais realista. Mas também, foi o primeiro da série a ter o sistema de colisão avançado, dando uma batida mais forte, seu desempenho seria pior e assim por diante.

A EA viu que a combinação Enredo + Customização + Polícia era boa, daí nasce o NFS Undercover. Seria um NFS Most Wanted melhorado, em grossas palavras, seria isso mesmo.

Desde então acredito eu que a EA ficou dividida entre adicionar Free-Roam, ou colocar uma pista para o desfruto dos jogadores. Daí surgiu o NFS Shift, um game fantástico de simulação (sim, simulação, o game teria perdido o título de arcade para simulação por culpa de seu realismo) com customização e desafio. Mas, ao mesmo tempo, a EA revela que estaria trabalhando num título que seria totalmente Online e Free-Roam, nasce o NFS World. Ainda não é jogável, até hoje não é muito jogável, mas é uma revolução na série.

Ok, passamos desde o NFS 1 ao Shift. Depois veio o NFS Nitro, criado somente para Wii e DS, um fiasco, o jogo foi feito em modo cartoon, parece que é um jogo feito para calar os jogadores que não tinham um PS3 ou XBOX para jogar o Shift.

O Próximo título seria a volta do clássico, Hot Pursuit 2010, game muito bom feito em parceria com a Criterion Games, gráficos bons, modos de corridas clássicos e a polícia estava com a melhor IA já vista (por mim) o jogador deve fazer um esforço danado pra não ser pego de surpresa.

Uma continuação seria criada, o Shift Unleashed, um Shift melhorado. O principal é a camera On-Board, o Motion Blur aplicado no jogo é fantástico, a visão limitada, todo esse sistema impressiona demais.

E agora, estamos no aguardo de NFS The Run.

Ok, falei demais. Eu particularmente prefiro as pista do que as ruas, apesar de que não abdico umas ruas de vez em quando. Mas o meu post foi mostrar pra você leitor, de que a EA fez ótimas coisas, muito boas, mas o conceito de corrida-carros está se perdendo. Tenho medo de que as pessoas, que não conhecem esta história, achem que The Run é uma cópia barata de GTA.

******Para os curiosos, nos vídeos a seguir, um gameplay de todos os NFS's, menos o gameplay do NFS Rally.






;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário